quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Membro do Grupo de Pesquisa participa da Bienal de Poesia na Rua

O professor Augusto Rodrigues, do Grupo de Pesquisa em Literatura e Cultura, apresentará poemas inéditos do seu novo livro em preparação na Primeira Bienal de Poesia na Rua, juntamente com a professora Sylvia Cyntrão, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da UnB.

O evento, promovido pelo Açougue Cultural T-Bone, acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro, a partir das 18h, na quadra comercial da 312 norte.

Participarão poetas e músicos do Brasil, de Portugal e da Nicarágua, entre eles, Kiko Zambianchi, Fernanda Porto, Jorge Mautner, Rênio Quintas, Marcio Cipriano e o grupo Sopro & Cordas, composto pelos músicos Aldécio e Boréu (vocal e percussão), Helena Pinheiro (flauta e cavaquinho),  Misael Guerra (vocal e violão) e Nelson Ribeiro (vocal).

Durante a Bienal, serão homenageados o poeta Ezio Pires, a coordenadora da Biblioteca Demonstrativa de Brasília, Maria da Conceição Moreira Salles, e o livreiro Ivan Presença.

Confira a programação completa na página do Açougue Cultural T-Bone.

sábado, 22 de outubro de 2011

Grupo discute textos do EEBA

Em reunião no dia 25 de outubro, que será realizada, às 19h,  no Auditório Agostinho da Silva, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da UnB, o Grupo de Pesquisa em Literatura e Cultura discutirá os textos que serão debatidos no EEBA (Encontro de Estudos Bakhtinianos), em Juíz de Fora. O evento será aberto a todos que queiram participar.

Abaixo, confira os textos nos links:

Ana Clara Magalhães de Medeiros

Ana Cristina Almeida Vilela

Augusto Rodrigues da Silva Junior

Francisco Alves Gomes, Augusto Rodrigues da Silva Junior

João Vianney Cavalcanti Nuto

Luisa Leite S. de Freitas

Pedro Henrique Couto Torres

Stephanie Winkler

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A Universidade de Brasília (UnB) – por meio da Cátedra Cyprian Norwid  e da Assessoria de Assuntos Internacionais – promove a conferência intitulada “União Europeia hoje e suas perspectivas: integração, economia e tecnologia”, que será proferida pelo Sr. Jacek Junosza Kiesielewski, embaixador da Polônia no Brasil.


O evento será realizado no dia 19 de outubro, às 14h, no Auditório da Reitoria da UnB. A conferência faz parte da série “O Mundo da Tecnologia, Cultura e Política”.  

Cyprian Norwid 

Também conhecido como Konstanty Norwid Cipriano (Mazóvia Laskowo-głuchy, Polônia, 24 de setembro de 1821 – Paris, 23 de maio de 1883), Cyprian foi poeta, dramaturgo, pintor e escultor polonês, natural da aldeia de Mazóvia Laskowo-głuchy, perto de Varsóvia. É considerado um dos românticos da segunda geração.
  
The Larva
Cyprian Kamil Norwid

(Translated by Walter Whipple)
1

On the slippery London pavement
In a white sublunary fog
Many a person passes you,
But, appalled, you single her out.

2

Is her forehead in thorns, or dirt?
That's impossible to discern;
Are whispers of Heaven's wonder
On her lips . . . ? or a godless froth . . . !

3

You might say that in the mud a
Book of the Bible is reeling,
Which no one reaches for these days,
It's no time to think of virtue! . . .

4

Despair and money -- these two words --
Flash upon the scales of her eyes.
Whence comes she? . . . She keeps the secret;
Where goes she? . . . doubtless to a void.

5

Humanity is like that shrew
Who weeps today and derides;
-- What of history? . . . she knows only: "of blood! . . . "
What of community? . . . just: "of money! . . ."


















domingo, 16 de outubro de 2011

Wladimir Krysinski

Wladimir Krysinski
Isabel Corgosinho, doutoranda em Literatura pela UnB e membro do Grupo de Pesquisa em Literatura e Cultura (LitCult), comenta o livro Comparación y  Sentido - Várias localizaciones y convergencias literárias, de Wladimir Krysinski, da Universidade de Montréal, na seção Resenhas deste blog.
  
Eminente estudioso de literatura comparada e profundo conhecedor da literatura latino-americana em geral e brasileira em particular, Krysinski nos deu a honra de realizar um minicurso na UnB, em agosto de 2011, a convite do LitCult.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Entrevista com Beth Brait



Análise Dialógica do Discurso: história e alcance teórico-metodológico é o título da conferência proferida pela professora Beth Brait para o público que lotou o Auditório Agostinho da Silva, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas (TEL), da Universidade de Brasília. Neste post, entrevista concedida por Beth Brait ao professor Augusto Rodrigues e ao aluno Pedro Couto, sobre o tema da conferência e outros temas relacionados com a repercussão da obra de Mikhail Bakhtin.

I Encontro de Estudos Bakhtinianos

De 4 a 6 de novembro de 2011, ocorrerá, na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), o I EEBA – Encontro de Estudos Bakhtinianos. O evento foi criado para funcionar como continuidade do Círculo – Rodas de Conversa Bakhtiniana, promovido pelo Grupo de Estudos de Gêneros do Discurso (GEGE), da Universidade de São Carlos (UFSCar), o qual é coordenado pelo professor Valdemir Miotello. 

O I EEBA terá como tema central “A Responsividade Bakhtiniana“, que se desdobra nos seguintes subtemas: “Educação como Resposta Responsável“, “O Contemplador: vivências estéticas e responsividade” e “Política como Ação Responsiva“. Serão três grandes mesas, cada uma ligada a um subtema. Além das mesas, nas manhãs de sábado e domingo ocorrerão as Rodas de Conversa, também articuladas aos subtemas. Nessas rodas haverá discussões e comentários a partir dos textos enviados pelos participantes para o evento.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Beth Brait na UnB

No dia 6 de outubro, a pesquisadora Beth Brait estará na Universidade de Brasília a convite do Grupo de Pesquisa em Literatura e Cultura (LItCult), da UnB.  Beth Brait é crítica, ensaísta, docente, orientadora da PUC/SP e docente e orientadora no PPG em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH/USP. Fez doutorado (1981) e livre-docência (1994) na USP e pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris/França. É pesquisadora nível 1 do CNPq e assessora da Capes, do CNPq e da Fapesp.  

Dentre suas publicações, destacam-se: A personagem (Ática), Ferreira Gullar (Abril), Guimarães Rosa (Abril), Gonçalves Dias ( Abril ), Ironia em perspectiva polifônica (Ed. da Unicamp), Encontro com a linguagem (Atual, 3 v.), Bakhtin, dialogismo e construção do sentido (Org. Ed. da Unicamp), Estudos enunciativos no Brasil: histórias e perspectivas (Org. Pontes/Fapes) e Bakhtin: conceitos-chave (Org. Contexto).