terça-feira, 11 de julho de 2017

Notícias sobre os eventos com o signo LitCultUnB por todo o Brasil

Julliany Mucury


Foi rica a produção de eventos e a participação de nossos membros em todo o país.

O líder do nosso LitCultUnB, o Professor Doutor João Vianney, ministrou palestra de abertura do III Simpósio Nacional de Letras Português, com a mediação de uma aluna membro do grupo que atua na região, a Professora Mestra Lucélia Almeida - UESPI. O evento ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de junho, na UESPI, Campos Parnaíba.

Em Brasília, três eventos marcaram semanalmente o cenário de Educação e Literatura:



Entre os dias 26 e 29 de junho o Instituto Federal de Brasília Campus São Sebastião recebeu mais uma edição do Seminário Acadêmico promovido pelo curso de Letras Língua Portuguesa. O IV Seminário Acadêmico de Letras: literatura, linguagem e diversidade contou com a participação de grandes pesquisadores de universidades do país, como a Profª Drª Anna Christina Bentes (Unicamp) e a Profª Drª Regina Zilberman (UFRGS), nas conferências de abertura e de encerramento. Além de sessões de exposição de pôster de alunos de cursos de graduação, alunos e professores de graduação e de pós-graduação nas áreas de Letras e Literatura apresentaram comunicação durante os dias do evento.



Entre os dias 20 a 22 de junho, ocorreu no CEMEIT, em Taguatinga, o II Simpósio de Integração e Cooperação Educativa, que contou com a participação de grandes nomes da Universidade de Brasília - UnB, como a Profa. Dra. Sylvia Cyntrão na abertura e o Prof. Dr. Marcos Bagno no encerramento, com direito a um sarau poético conduzido pelos poetas brasilienses Nicolas Behr e Cristiane Sobral, além de palestra concorrida de Fabrício Carpinejar. Foram três dias de trabalhos intensos, com participação de professores da SEEDF e da UnB, de alunos do CEMEIT e da comunidade de modo geral.


No dia 14 de junho aconteceu o I Seminário de Altas Habilidades/Superdotação do Recanto das Emas. Cerca de trezentas pessoas participaram do evento, a maioria professores da educação básica. A abertura do seminário foi feita pela Profª Flávia Espíndula e contou com a participação do subsecretário de educação Daniel Damasceno, do coordenador regional de ensino do Recanto das Emas, Marcos Antônio Faria, e da escritora Maria Montillarez (ASLAS). Na parte da tarde, a Profª Drª Olzeni Ribeiro (MEC) proferiu a palestra: “Atendimento especializado para estudantes com superdotação: desafios da escola e da família”, sobre um estudo feito com pessoas superdotadas em diferentes faixas etárias. Nos intervalos ocorriam apresentações presnciais e em vídeo dos estudantes do AEE-AH/SD do Recanto das Emas, sob a orientação da professora Ellen Gama.

Um comentário:

  1. Todos um arraso. Muito feras! Nosso grupo é cheio de gente talentosa e produtiva. Acho digno! :)

    ResponderExcluir

Participe deste blog. Deixe aqui sua opinião, suas críticas e sugestões. Somos um espaço aberto de participação, de criação coletiva. Seremos, sempre, um blog "inacabado", em evolução, em transformação, dialogando com novas ideias e conceitos.