domingo, 20 de novembro de 2011

Membro do Grupo publica na revista Bakhtiniana

Acaba de ser publicado, no número 6 da Bakhtiniana: revista de estudos do discurso, o ensaio intitulado "Dostoiévski e Bakhtin: a filosofia da composição e a composição da filosofia", de João Vianney Cavalcanti Nuto.

O ensaio demonstra como a polifonia - principal caraterística do romance de Dostoiévski segundo Bakhtin - realiza-se como uma síntese artística de elementos da filosofia de Mikhail Bakhtin como a valorização da singularidade, do ato responsivo e responsável, do inacabamento (inconclusibilidade) e do dialogismo.

A revista Bakhtiniana é editada pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem  (LAEL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e completa, em 2011, seu terceiro ano de publicação.

Em seu número 6, a Bakhtiniana apresenta um dossiê sobre Dostoiévski, em comemoração aos 190 anos de nasicmento de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski (1821-1881), aos 82 anos da publicação de Problemas da obra de Dostoévski (1929) e aos 48 anos da publicação de Problemas da poética de Dostoiévski, ambos de Mikhail Bakhtin. A edição inclui trabalhos que relacionam a obra de Dostoiévski com a obra de Bakhtin de uma perspectiva abrangente; outros abordam a relação entre a obra de Bakhtin e determinados trabalhos de Dosotoiévski; outros textos articulam conceitos relacionados com o estudo de Dostoiévski por Bakhtin para a análise de autores brasileiros. Diversos trabalhos apresentam certa interdisciplinaridade, transitando pela análise do discurso, pelos estudos literários, pela filosofia e pela psicologia, conforme sumário disponível em http://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/issue/current/showToc .

Encontram-se abertas as chamadas para os seguintes números da Bakhtiniana: número 7 (Linguagens e ensino: perspectiva dialógica) e número 8 (Bakhtin e o Círculo: diálogos com a filosofia e as ciências humanas em geral).


2 comentários:

Participe deste blog. Deixe aqui sua opinião, suas críticas e sugestões. Somos um espaço aberto de participação, de criação coletiva. Seremos, sempre, um blog "inacabado", em evolução, em transformação, dialogando com novas ideias e conceitos.